O jornalista Domingos Meirelles entrevistou Flordelis pouco depois do crime
Divulgação/Record TVO Câmera Record deste domingo (30) mostra as revelações sobre o assassinato do pastor Anderson do Carmo, e analisa a grande entrevista concedida pela deputada federal Flordelis dos Santos Souza poucos dias depois do crime.
Frente a frente com o jornalista Domingos Meirelles durante mais de três horas, em uma entrevista longa e detalhada, a deputada fala sobre o crime que mudou a vida dela e da família para sempre: o assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, que havia ocorrido 11 dias antes.
Naquela ocasião, Domingos Meirelles chegou a questionar: “Uma linha de investigação da polícia diz que esse crime pode ser resolvido dentro de casa. O que a senhora acha dessa versão?”. Ela, então, respondeu: “Ninguém pode afirmar isso. Ninguém pode afirmar nada até agora”.
Atrás das câmeras, filhos e assessores da deputada federal tentavam evitar algumas das 117 perguntas elaboradas pela equipe do Câmera Record. "Tudo pode ter acontecido naquele dia. Eu só quero que (os culpados) sejam encontrados e quero que sejam punidos. Eu quero que seja feita justiça pelo o que aconteceu com o meu marido", afirmou Flordelis.
Um ano e dois meses depois, as declarações ganham um novo sentido.
Muitas provas ajudaram a construir uma versão bem diferente daquela narrada por Flordelis. "A gente não tem dúvida nenhuma de que esse crime ocorreu por conta de uma ordem dela. Ela é a pessoa responsável, é a cabeça desse crime", afirma o delegado Allan Duarte, titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSGI).
Nesta semana, cinco filhos e uma neta de Flordelis foram presos em uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro. Dois filhos já estão presos desde o ano passado. Flordelis não foi presa porque tem imunidade parlamentar.
"O que foi determinante para a gente chegar na autoria dela, como mandante, foram as apreensões. O conteúdo extraído desses aparelhos celulares. Porque, a partir daí, a gente começou uma série de perguntas para testemunhas", explica o delegado.
Nossa equipe mergulhou novamente no material gravado no ano passado. Além de descrever a madrugada do crime, Flordelis falou da vida familiar. Explicou como funcionava a convivência com os 55 filhos - 3 biológicos e 51 adotivos (nem todos de maneira legal). "Nós éramos felizes. Existiam conflitos como qualquer pai normal tem com seus filhos. Tem que ter limite dentro de uma casa. Tem que ter regras, tem que ter limites", afirmou.
Ela também relembrou o começo do romance com o pastor, quando Anderson tinha apenas 14 anos. "Ele sempre foi uma pessoa muito madura", disse. Flordelis negou a hipótese de que ele teria um envolvimento com uma das filhas adotivas.
Todas essas declarações foram analisadas por um especialista em linguagem corporal, a pedido da equipe do Câmera Record. Um momento específico chamou a atenção. "Comportamento muito incoerente. Segundo os protocolos de estudos, a gente pode dizer que ela está com atitudes dissimuladas", afirma Vitor Santos.
Não perca o Câmera Record deste domingo (30), depois do Domingo Espetacular, às 23h15, na Record TV.